Muitas dúvidas e inseguranças surgem quando se chega o momento de procurar o primeiro emprego, principalmente a preocupação de não possuir uma experiência anterior. Os jovens reconhecem essa fase como um rito de passagem para a vida adulta, ou seja, as responsabilidades vêm à tona. Acontece que, existe uma maneira de compensar essa falta de experiência e se destacar entre os outros candidatos, continua aqui nesse artigo que eu vou te dizer como!
Quando um jovem vai procurar o seu primeiro emprego, ele acaba se deparando com a famosa barreira de “experiência anterior”, isso acaba o desmotivando e desanimando, mas, nem sempre as empresas estão procurando por isso, as vezes, eles só querem aquele que se destaque profissionalmente e com competência e responsabilidade, coisas que podem ser adquiridas sem estar em um emprego anterior.
Para jovens que ainda estão no ensino médio, a melhor opção é o programa de jovem aprendiz, já para jovens que terminaram o ensino médio ou a graduação o ideal é procurar empregos de meio período e se qualificar com cursos profissionalizantes, que mais abaixo eu indicarei. Já sabemos que você veio em busca de informações sobre o primeiro emprego, certo? Quais os próximos passos a seguir? Continue por aqui, que preparamos uma lista mais que especial para você!
Invista na qualificação
Seja qual for a área em que você deseja atuar, investir na sua qualificação é primordial. Realizar cursos profissionalizantes, participar de palestras, eventos correlacionados com a sua área e é claro, fortalecer a sua rede de contatos.
A educação deve ser levada a sério para ter o primeiro emprego
Investimento na sua qualificação não é perda de dinheiro, pelo contrário, pode se converter futuramente em uma grande oportunidade no mercado de trabalho. Durante o processo de admissão em uma empresa, você pode citar as capacitações mais importantes e significativas que podem ser aplicadas na prática do seu dia a dia naquela instituição. Falar sobre suas habilidades e competências podem facilitar o recrutador a enxergar se você está apto ou não para ocupar aquela vaga, muitas vezes é possível ler bastante do profissional no candidato quando ele conta com qualidades e, até mesmo, defeitos.
Conheça a empresa
Além do seu repertório pessoal, na hora da sua entrevista, mostrar domínio sobre informações como: missão, objetivos, dogmas de uma empresa, sobre o cargo que você deseja trabalhar é muito importante e de caráter avaliativo para o candidato.
Esse é o momento pra você partir para a internet e fazer uma série de pesquisar, no site da empresa, nas redes sociais, explorando ao máximo esses conhecimentos!
Seja consistente no seu projeto de carreira profissional
É muito válido para um recrutador quando ele enxerga que o candidato é determinado e objetivo com seus projetos e sonhos, isso conta bastante ponto na hora da entrevista.
Um profissional dedicado está sempre em busca de novas experiências e oportunidades. Portanto, arranje maneiras de enriquecer seu currículo e seu repertório.
Saiba receber feedbacks e se beneficie deles
Nem sempre o tão esperado sim virá de primeira, e apesar de ser frustrante ouvir um não, é importante manter a cabeça erguida e usar aquele feedback como impulso para trabalhar em si mesmo o que ainda falta.
Se o motivo da recusa ao cargo for falta de “profissionalização”, lembre-se do que falamos bem no início, investir em você nunca é perda de dinheiro. A Nucletech pode te ajudar nesse momento tão importante, com a oferta de mais de 15 cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas de sua escolha, com carga horária, certificado e flexibilidade para você garantir o total conforto na hora dos seus estudos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado, e qualquer dúvida é só entrar em contato!
Entre em contato pelo nosso Fale Conosco!
Siga nossas redes sociais: Juiz de Fora – Ubá