Como funciona o primeiro emprego? – atualização 2023

O principal desafio na hora de conquistar o seu primeiro emprego é a ausência de experiências profissionais anteriores, mas fique despreocupado com isso por que no artigo de hoje, iremos explicar como funciona o primeiro emprego e dar dicas de como conquistá-lo. Acompanhe:

O que os recrutadores buscam?

Na hora da busca pelo seu primeiro emprego, recrutadores irão avaliar se a ausência de experiências formais pode ser recompensada pela prática de outras atividades – como cursos profissionalizantes – e também pela própria desenvoltura do candidato. Por exemplo, em um processo seletivo para uma vaga que requer trabalho em equipe, o avaliador pode tentar analisar o seu nível de inteligência emocional. Também é analisado o seu comportamento perante divergências, problemas, e questões sociais. 

Currículo para o primeiro emprego

O seu currículo é o primeiro contato com o recrutador e dependendo da quantidade que ele tenha recebido, demora apenas alguns segundos para ele avaliar, por isso, o documento deve ser elaborado com muita clareza e objetividade. Também fique atento com os cuidados com a ortografia são responsáveis por eliminar ou não muitos candidatos, não se esqueça de sempre revisar o seu currículo antes de enviar.  

O que fazer para enriquecer o meu currículo?

Tudo bem não ter experiências de trabalho, mas, como mencionado acima, é possível utilizar essa sessão do currículo para destacar outras competências. Aqui entram cursos profissionalizantes, trabalhos voluntários, projetos extracurriculares, grupos de estudo e, principalmente, a iniciativa do candidato em procurar ainda mais por experiência. 

Dicas para conseguir um bom emprego

  1. Networking em dia.

Ter um ciclo de pessoas com grande potencial de indicar, destacar e elogiar você é muito importante, e você pode construir ele com amigos, professores, colegas de classe, etc. 

  1. Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você consiga falar sobre si, seus valores, ideais, traços de personalidade, pontos fortes e pontos fracos e estilo de trabalho com muito mais facilidade. Investir nesse estilo de análise o prepara para diversos desafios na busca pelo primeiro emprego. 

  1. Mande bem na entrevista

Com o seu autoconhecimento afiado, você vai saber muito mais como falar sobre si na entrevista. Tenha eles na ponta da língua e destaque como está trabalhando para melhorar e aperfeiçoar cada vez mais. 

Outro ponto para se treinar, é na hora de falar sobre a trajetória. Para compensar a ausência de experiências anteriores tenha no seu repertório os feitos que mais te orgulham, traga resultados e melhorias, demonstre interesse em progredir ainda mais.

  1. Invista em um curso profissionalizante da Nucletech

Como já dito, ter em seu currículo um curso profissionalizante, mostra muito do seu interesse por aprender novos conhecimentos e se aperfeiçoar para entrar no mercado de trabalho. Faça com que a empresa enxergue que você é o colaborador ideal para o crescimento dela. 

Acesse a nossa aba de cursos e conheça mais sobre cada um deles! E não esquece de nos acompanhar nas redes sociais.

Entre em contato pelo nosso Fale Conosco!

Siga nossas redes sociais: Juiz de ForaUbá

Central de atendimento